terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Uma Aventura no Reino do Xadrez - Parte I

Olá Amigos,



Já faz doze anos que lançamos o vídeo "Uma Aventura no Reino do Xadrez". 
Tenho certeza de que nossos objetivos foram cumpridos. Um vídeo que despertasse o interesse de crianças para aprenderem xadrez e que auxiliasse os professores numa espécie de "aula inaugural".
Os resultados obtidos me surpreenderam, recebi diversos elogios de professores de diversas cidades do Brasil e até de Portugal. 


Com o vídeo fui convidado a ministrar palestras, participei de evento no Rio de Janeiro ao lado de nomes como do Antonio Villar e do José Carlos Gonçalves Pereira. Também fui convidado pela professora Eugênia Oliveira da secretaria da educação de São Paulo a participar no ginásio do Pacaembu da festa de 450 anos da cidade, que reuniu vários simultanistas e os GMs Kasparov, Karpov, Anand, Morovic, Milos, Vescovi e Leitão. O que dizer então de participar de curso de extensão na Unicamp, com a profª Renata Bosso e o prof. William Idrani?
O resultado das vendas foi expressivo, mais de 1.000 vendidas (entre fitas vhs e dvds), sendo que em algumas prefeituras foram mais de 50 de uma só vez.
Ter conseguido vender 3 dvds para Portugal foram marcantes, saber que o nosso trabalho atravessava fronteiras e que de lá do velho continente também vinham elogios.
É muito gratificante quando ouvimos "o meu filho já viu tantas vezes que preciso de um novo dvd",  ou professores como o MI Antonio Carlos Resende dizendo que precisava de nova cópia, pois a dele já havia "desbotado", de tantas e tantas exibições.
Muitas pessoas me questionam sobre um novo vídeo para seguir os passos do primeiro. O projeto existe e o roteiro já está registrado na Biblioteca Nacional, mas é ainda muito caro para ser viabilizado. Estamos esperando uma oportunidade com a nova lei de incentivo à cultura.
Em próximos "posts" eu gostaria de contar um pouco como foi a produção deste vídeo, muitas coincidências aconteceram, tudo convergiu para que ele "nascesse".
Aguardem ...

5 comentários:

  1. Olá Leo,
    Anualmente meus alunos de 2º ano assistem ao DVD.
    Eles gostam muito.
    Obrigado,
    MI Resende

    ResponderExcluir
  2. Resende,
    obrigado pelas palavras de incentivo!
    Sucesso por aí!

    ResponderExcluir
  3. Como consigo o DVD?
    magoza@ig.com.br
    Obrigada
    Mariangela

    ResponderExcluir
  4. Professor, como é possível ter acesso ao vídeo? Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Para entrar em contato pedindo o vídeo, peço que enviem e-mail para leopasq10@yahoo.com.br . Agradeço, Léo

    ResponderExcluir