quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Xadrez e Reabilitação Neuropsicológica


(ilustração: "Neurônio" - Bruna Paciornik - EIBSG)

Amigos,

Cada vez mais o Xadrez tem sido usado como ferramenta de desenvolvimento e de reabilitação, de crianças e adultos, em questões neuropsicológicas.

Pesquisando no site de publicações científicas, PUBMED, descobri dois trabalhos da pesquisadora do Instituto de Psiquiatria da USP, a Priscila Dib. Seus artigos se referem a buscas de alternativas de reabilitação neuropsicológica das Funções Executivas (FE). Parte nobre de nosso cérebro, o cortéx pré-frontal, local de redes neuronais que, segundo importantes pesquisadores (Lezak, Miyake, Diamond), é responsável por, principalmente, Volição, Planejamento, Flexibilidade, Inibição e Memória de Trabalho, as chamadas FE.

A Metacognição, onde o paciente verbaliza consigo mesmo (com ajuda de intervenções por parte do terapeuta) as estratégias e caminhos de suas ações, para que ele próprio tenha consciência de suas atitudes e seja o protagonista de suas mudanças, é inerente ao próprio aprendizado e desenvolvimento das habilidades no Jogo de Xadrez. Por que não usar desta técnica em reabilitação, fazer com que o paciente compreenda suas próprias decisões, estratégias?

Segundo a pesquisadora, “os jogos podem promover e exercer grandes mudanças em seus participantes, fazendo associações com a vida real e não com experiências ou materiais artificiais”. A interação com adversários faz com que não apenas o cognitivo seja estimulado, mas também em aspectos subjetivos – as nossas emoções.

Os primeiros resultados destas pesquisas usando o Jogo de Xadrez, com dependentes de substâncias (cocaína) mostrou melhora na Memória de Trabalho e Inibição (impulsividade).

Novos estudos precisam ser realizados para comprovar esta nova ferramenta da neuropsicologia, o Xadrez!

Próximo post: continuação sobre as pesquisas no Instituto de Psiquiatria da USP – IPq FMUSP

Para aprender Neusopsicologia: CDN - Unifesp


Referências: Neuropsychological Rehabilitation of Executive Functions: Challenges and Perspectives; Priscila Dib Gonçalves, Mariella Onetto, Gabriela Sendoya, Cristine Lacet, Luciana Monteiro, Paulo Jannuzzi Cunha; Journal of Behavioral and Brain Sience, 2014; 




Nenhum comentário:

Postar um comentário