quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Uma Aventura no Reino do Xadrez - Parte IV

 
O primeiro dos grandes desafios técnicos para a realização do vídeo era a parte do desenho animado, que conta a lenda da origem do jogo de xadrez.

Imaginem, Curitiba 1997, fazer uma animação, mesmo que curta (cinco minutos). Onde conseguiríamos um estúdio com a qualidade necessária? Claro, já havíamos feito um orçamento. Porém, quando fomos conversar com o desenhista, tivemos uma decepção. A Silvana queria que o resultado fosse parecido tecnicamente com uma aquarela. O nosso desenhista ficou bem preocupado, ele não tinha a menor ideia de como realizar a animação, ainda mais com todos aqueles detalhes!

Fiquei alguns dias atordoado, muito chateado mesmo, pois era uma das partes mais importante do vídeo, onde os personagens deixariam de ser de carne e osso para se transformarem em desenhos animados! Era o trecho projetado para atender diretamente o nosso público alvo, atingir em cheio a criançada.

No meio da minha angustia, um dos amigos do Clube de Xadrez "Erbo Stenzel", o Artur Monteiro, enxadrista morando atualmente em Campo Mourão/PR, veio conversar comigo no local onde eu trabalhava à época. Eu contei a ele da dificuldade que estávamos tendo de encontrar algum estúdio que fizesse o desenho animado. Pois não é que o Artur virou pra mim e disse, "por quê você não conversa com o meu primo?". Bem, nem precisa dizer que fiz uma cara de desprezo, dizendo, "e quem é o seu primo????"

Pois o primo do Artur, Luciano Lagares, fez com que meu ânimo voltasse. Fui com outro cineasta paranaense, o Paulo Munhoz, conversar com o Lagares. Este nos mostrou seus trabalhos e eu os levei até a Silvana, que o aprovou imediatamente! A produtora dele foi contratada, aceitaram o valor que o projeto dispunha para a realização, isso depois de uma enorme negociação. Disse a ele que a concretização do desenho animado poderia retribuir com uma ampla divulgação da empresa dele, a hoje "Open The Door". Dito e feito, o Luciano foi convidado para entrevistas na TV Educativa/PR, além de outras divulgações na mídia. Tenho até hoje o Story Board e fotos da produção à época. Foi feito também um making off, ainda original.

A dublagem do desenho animado foi um capítulo à parte, contarei mais pra frente.



5 comentários:

  1. Olá Leo, tudo bem? Conheci seu Blog através do site do Gerson Peres e gostaria de saber como faço para adiquirir o filme Uma Aventura no Reino do Xadrez. Um abraço e parabéns. Meu e-mail é patrick.monnerat@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Léo , sou professora de Ed. Física e gostaria de adquirir o dvd do filme : Uma Aventura no Reino do Xadrez e também saber se ele é apropriado para xadrez escolar. Desde já agradeço e peço que me envie e-mail: rosanapersonal@ig.com.br

    ResponderExcluir
  3. gostaria de Comprar o filme e gostaria de saber como faço o pagamento? estou em sao Felipe na Bahia

    ResponderExcluir
  4. Olá Léo, Parabéns pelo trabalho. Quero adquirir o Filme. Como procedemos? e-mail: joaquim_mafaldo@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Como faço pra adquirir uma cópia do filme?
    uebersv@gmail.com

    ResponderExcluir