domingo, 31 de outubro de 2010

Fier Sem Medo

Alô Amigos,



Quem nunca ouviu falar do Conde de Isouard e o Duque de Brunswick? Estes senhores ficaram imortais! Vítimas do gênio de Paul Morphy e a sua mais que brilhante “Partida da Ópera”. Afinal, uma partida de xadrez simplesmente não existe sem dois oponentes. Pena que muitas partidas, principalmente em simultâneas, o adversário é só o “aficcionado”.

Pois bem, tive o privilégio de jogar contra o GM Alexandr Fier, o “no fear”, “a fera”, na quarta-feira, dia 27 de outubro de 2010, um dia histórico para o Clube de Xadrez de Curitiba!

O Fier jogou contra 23 adversários ao todo, entre eles o seu pai, Luciano e vários outros jogadores, alguns veteranos, como o “seu” Luiz Carlos Gomes de 76 anos, outros ainda muito novos, como o Samuel, de 9 anos. Partidas de 1 hora para o simultanista, e 30 minutos para os desafiantes.

O “cara” é mesmo uma fera! Mal olhava as partidas para decidir rapidamente o seu lance. Rapidez incrível de raciocínio e imaginação. Ainda assim, com problemas estomacais, cedeu 4 empates (Murilo, Jorge Ibañez, Carlos Lunelli e o Luciano).

A minha partida foi a segunda a terminar. E de que forma! Eu não temi a sua famosa agressividade enxadrística, resolvendo ter uma luta franca e aberta, com possibilidades táticas. É bem verdade que eu estava um pouco desconcentrado, pois eu queria filmar tudo, ver suas reações, enfim, documentar a exibição histórica.

Confesso que fiquei muito impressionado com a desenvoltura enxadrística do Alexandr, apesar de já conhecê-lo e tê-lo enfrentado, quando ele ainda tinha lá seus 7 anos e outra vez, numa relâmpago, quando ele já era Mestre Internacional de Xadrez.

Muito peculiar foi a felicidade dos vários participantes, por estarem podendo enfrentar um Grande Mestre, que já esteve entre os top 100 do mundo, e tem toda a condição de voltar a este patamar, pois ele tem apenas 22 anos.

Bem, vamos ao que interessa:

Alexandr Fier x Léo Pasqualini de Andrade, simultânea, 27/10/2010

1.d4 d5 2.c4 e6 3.Cf3 Fier e outros GMs preferem variantes sem dar chances ao adversário. 3...Cf6 4.Cc3 c5 Optei por esta antiga variante, arriscada, mas e daí? 5.cxd5 exd5 6.g3 Cc6 7.Bg2 Be7 8.0–0 0–0 9.dxc5 Bxc5 10.Bg5 Be6 Com pouca inspiração, uma variante estranha, para confundir o adversário. Porém, ao que parece, quem se confundiu fui eu. A ideia mais natural me parecia jogar d4. 11.Tc1 Fier ameaçou tomar o cavalo em f6, hesitou e decidiu pelo lance de desenvolvimento, corretamente. 11...Be7 12.Cb5! Escolhendo o melhor plano, bloqueando a casa d4. Eu fiquei um pouco desorientado com este lance, ele andava rapidamente pelos tabuleiros, e quando vi ele já estava de volta, e acabei jogando sem pensar muito. 12...a6? Um erro. Pura perda de tempo. Tc8 era absolutamente natural. 13.Cbd4 Db6?! Lance muito otimista, mas com a falha original que acabou servindo de plano para as brancas alguns lances depois. 14.b3 Fier parece não querer arriscar, ou então guardar o trunfo para quando as negras escolherem a variante definitivamente perdedora. Psicologicamente me deu mais otimismo ... 14...h6?! Pois é, isto ajuda o plano das brancas, enfraquecendo decisivamente o roque negro. 15.Be3! Da5?? De novo, um lance otimista, mas um grave erro que Fier não aproveita imediatamente! As brancas deveriam capturar ou o cavalo de c6 ou o bispo de e6, ambos com excelentes chances para as brancas. 16.a4? Ué, não entendi! Na hora me pareceu que o Fier não estava muito bem, eu atacando e ele se defendendo. Talvez os problemas de estômago estivessem influenciando o jovem GM. 16...Tac8?? Bem, agora sim, o erro decisivo. Talvez o Fier julgasse que eu faria este lance, por ser natural, sem que eu percebesse que ia em cheio de encontro com as ideias dele. 17.Cxe6 fxe6 18.Bh3! Depois deste lance, estou definitivamente perdido. 18...Tcd8 19.Bxe6+ Rh8 20.Ch4! d4 Outro erro, mas a partida já estava decidida para as brancas. Aqui eu imaginei que poderia complicar a vida do simultanista, pois criava uma contra-ameaça, além do que a minha dama poderia ir para a ala do rei rapidamente. Nem imaginava o tamanho da enrascada em que me metia! Fier parecia inspirado. 21.Cg6+ Rh7 22.Dd3!! Não Fier, pensei, o que que ele quer com este lance? Pra que fui perguntar ... 22...dxe3 23.Cxf8+ Rh8 24.Dh7+!! Fier nem piscou para - literalmente - executar os últimos lances. Eu percebi que ele queria que eu tomasse rapidamente a dama, meio que ficou esperando enquanto se dirigia ao tabuleiro ao lado. Fingi que não era comigo e deixei ele ir, enquanto eu ainda estava atordoado, anotando o lance e observando, totalmente incrédulo, o meu cavalo babando para capturar a dama. Enquanto eu já me preparava para que o Fier assinasse a minha planilha, chegou o Disconzi. Quando ele viu a posição, exclamou alto: "o que é isto!!". Só apontei a ele a casa g6, e ele me disse, "voce pode por no seu blog...". Sim, espero que a imortalidade exista, com este sacrifício de dama. 1-0.

Após a partida comentei rapidamente com o Fier, que só me disse que era um plano que ele já havia jogado num pan-americano ...
Jorge Ibañez, Carlos Lunelli, Murilo Gimenez, Alexandr Fier, Acyr Calçado e Luciano Fier
(foto de Marcos Werner)


Um comentário:

  1. Léo:

    parabéns pelo blog!

    Vou tentar frequentar mais, pois gostei do que já li, sobre a sua viagem à Bulgária.
    Também está nos meus planos voltar a participar do CXC -

    continuem mantendo acesa a chama do xadrez!

    Ivan

    ResponderExcluir