sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Estimulação Cognitiva II


A Estimulação Cognitiva com o jogo de xadrez é um processo que acontece naturalmente.
Vejamos: enquanto se disputa uma partida, a nossa atenção se envolve em resolver os inúmeros problemas que surgem a cada lance do jogo. Nossa visão percorre o tabuleiro buscando as movimentações das peças. O raciocínio lógico é ativado para que o lance seja coerente, ou seja, o movimento da peça dentro das regras estabelecidas. O raciocínio abstrato também entra em cena, pois temos que imaginar o lance, a posição final após o nosso movimento, e as possíveis reações do nosso adversário.
A memória de trabalho (working memory) é super ativada; muita da nossa energia é aplicada ao jogo. O desgaste deste trabalho árduo do nosso cérebro traz, por consequência, cansaço. Talvez seja por isso que muitas pessoas considerem o xadrez um jogo difícil, por saberem (e já terem experimentado) este desgaste.
Continuar com a estimulação, digamos, uma hora por dia, já é um treino excelente para as nossas funções cognitivas e, portanto, trazem um benefício enorme para a nossa saúde mental!
Aliás, saber um pouco mais de saúde mental e como um profissional pode ajudar a beneficiar o nosso cérebro, pode ser pesquisado neste link:

Eu recomendo fortemente uma leitura atenta, que também é uma grande estimulação cognitiva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário