quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Em Sampa, mais uma vez!

Caros Amigos,



E lá vou eu até a minha São Paulo ... vou para o I Seminário de Xadrez Escolar, da Secretaria Municipal de Educação, do projeto XME (Xadrez Movimento Educativo).
Vou reencontrar o mestre Antonio Villar, que tive o prazer de conhecer no RJ em 2000, no simpósio que participamos da UERJ sobre xadrez.
Também vai estar palestrando o Jaime Sunye, o Uvencio Blanco. Eu estou muito interessado na palestra do Ítalo Venturelli, que tem como tema "Benefícios do Ensino de Xadrez para Formação Intelectual e Neurológica da Criança". Tenho lido muito sobre neuropsicologia, acredito ser uma área que tem que ser explorada melhor.
Porém, a grande atração é mesmo o Gary Kasparov! Um dos maiores campeões de xadrez de todos os tempos! O "Ogro de Baku" (seria esta ma nova peça de xadrez?) tem sua história cravada no tabuleiro. Poucos reis conseguiram sobreviver diante de sua fúria tática, de seu estilo dinâmico e empreendedor.
Assim que eu estiver de volta, coloco minhas impressões, fotos e vídeos.
Mais um momento histórico para o xadrez brasileiro.
E um abraço ao poeta Ivan, que voltou aos tabuleiros do Clube de Xadrez de Curitiba, me massacrando de forma avassaladora. Vai ter revanche!!


2 comentários:

  1. Olá;

    Acompanho seu blog e,se for posivel, seria interessante para quem está distante de São paulo, ter acesso as palestras desse evento.
    Grato.

    ResponderExcluir
  2. Oi Helder, gravei alguns vídeos, do jeito que deu ... as palestras foram excelentes, assim que eu puder, vou postar os vídeos. A palestra do Ítalo foi um show!

    ResponderExcluir