domingo, 28 de fevereiro de 2010

Dinheiro e Trabalho

Amigos libertários,

Para entender bem o que vou escrever abaixo, sugiro ler primeiro o blog da Lola. Me chamou atenção a polêmica nos comentários do post "Devendo Notícias".
A Lola jogou lá no Clube de Xadrez de São Paulo no início dos anos 90 e hoje é casada com o Silvio Cunha. Para quem não sabe, eles estavam morando em Joinville e se mudaram para Fortaleza, ela passou no concurso público de professora da Universidade Federal.
De cara precisou de assistência médica, e descobriu a dura realidade do nordeste brasileiro, a inadequada prestação de serviços de saúde, além é claro, dos inúmeros pedintes Início da discussão: baixos salários, poucos profissionais da área da saúde.
Quem ganha bem no Brasil? Médicos, advogados, engenheiros. Eu incluiria, em um patamar um pouco mais baixo, profissionais de informática. Professores de xadrez? Devem estar num dos degraus mais baixos das profissões ... eles existem?
Nos comentários a discussão foi de alto nível. Muitos argumentos bem fundamentados. Mas fiquei com uma vontade enorme de expor minha opinião. Como ela é um pouco longa, preferi ter mais espaço aqui no meu blog.
Eu trabalhei muito tempo como analista de sistemas, e de vez em quando ainda tenho minhas recaídas. É um trabalho que exige muita atenção, raciocínio lógico, tecnicas de programação e linguagem de computador. E quando se está no sistema financeiro - a informática está em todos os ramos da sociedade - a pressão por resultados é enorme. Quantas vezes fui acordado de madrugada para resolver problemas intrincados, ou mesmo nem dormi, acompanhando processamentos cheio de falhas? Ou quantas mesquinharias, canalhices, desaforos e, como diria meu amigo Diniz, humilhações, passamos com um único objetivo: ganhar dinheiro.
Acredito que em qualquer profissão voce possa se dedicar e ganhar dinheiro. Pelo menos o suficiente para atender suas reais necessidades e levar uma vida feliz.
Hoje eu digo que não existe nada melhor do que voce poder chegar em casa, por a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo.
Acredito que o trabalho deva nos dar motivo para levantar da cama com alegria e sabendo estar realizando alguma coisa que vaí beneficiar a sociedade como um todo.
Como professor de xadrez, acredito estar podendo proporcionar o prazer em descobrir, em pensar, em saber analisar, refletir e antever as consequencias de nossos atos. Acredito mesmo nos benefícios que traz o aprendizado do jogo de xadrez para as crianças. Se elas vão ou não ser campeões, isto é o que menos importa.
Torço para que a Lola e o Silvio possam realizar um excelente trabalho lá no Ceará! Tenho certeza de que o fruto desse trabalho será bem saboroso!

Um comentário: