O Clube de Xadrez de Curitiba tem realizado um trabalho que vai além da mera competição de xadrez.
Com o intuito de participar ativamente para a nossa sociedade, alguns projetos estão sendo realizados.
Sediamos no dia 05 de agosto, a primeira reunião da "Redes de Desenvolvimento Local - Centro", que tem apoio da Fiep/Sesi. Foi o início de uma mobilização dos habitantes, comerciantes, e outros representantes do centro de Curitiba para uma cidade melhor e mais segura, que almejam um convívio mais solidário. Estamos participando ativamente, colaborando com as discussões e propostas.
Nas quintas-feiras, pela manhã, alunos da rede pública de Curitiba estão tendo aulas gratuitas de xadrez. Trata-se do projeto “Pequenos Mestres”. As aulas são subsidiadas pelas empresas RedoSul e Corona Filmes, além, claro, do CXC. Pena que ainda tenhamos poucos alunos. Alguns problemas com horários e as dificuldades de levar e trazer as crianças de suas casas para o CXC tem impedido muitos interessados de participar. A solução? Fazer um projeto para a Lei de Incentivo ao Esporte e captar as verbas necessárias para a implantação total do mesmo. Infelizmente, isto leva tempo. Porém o “pontapé inicial” foi dado, em breve superaremos as dificuldades e estaremos proporcionando às crianças transporte, lanche, apoio social e psicológico, e desenvolvimento cognitivo com a prática do “esporte do cérebro”.
Sediamos neste dia 28 de agosto o IV Torneio Municipal para Deficientes Visuais. Houve a participação de 13 jogadores, que tem no Xadrez a chance de sociabilizar-se, tanto com outros deficientes, quanto com a própria comunidade do CXC. É muito interessante acompanhar as partidas. O pessoal capricha nos lances e sonha com futuros campeonatos, como o Brasileiro de Deficientes Visuais, que pode ser realizado em Curitiba, em novembro de 2010, com sede, é claro, no CXC. Uma turma muito simpática e bem humorada, curiosa, destemida! Estamos prometendo uma parceria para breve com eles.
Para as empresas que procuram propostas sérias de inclusão social, procurem o CXC!
Abraços,
Léo
Nenhum comentário:
Postar um comentário